O estudo dos protótipos C começa em 1953 sob…
Uma gota d’água cheia de ideias
O estudo dos protótipos C começa em 1953 sob a direção de André Lefebvre. Um programa motivado por fortes princípios, inspirados na aeronáutica: leveza e compacidade com o peso localizado na dianteira; economia e aerodinâmica ideal em forma de uma gota d’água e uma estreita faixa traseira.
O protótipo mais bem sucedido é apresentado em 1956 com traços - e curvas - exclusivas do C10. Seu desempenho: um peso total inédito de 382 kg, para um Cx de 0,258 e uma velocidade de 110 km/h graças ao seu pequeno motor de 425 cm3 da 2CV AZ.
A sua história não acaba aí. Apesar do pequeno veículo não corresponder às promessas contidas no projeto do futuro Ami 6, seu estilo prenuncia os primeiros monospaces da Citroën, como deixa o primeiro vislumbre das linhas em forma de gota d'água do Xsara Picasso.